terça-feira, 20 de setembro de 2011

MISSA CRIOULA E CHURRASCO NO CTG MONJOLO VELHO

No dia 18 de setembro de 2011, alunos, professores, funcionários e pais participam da MISSA CRIOULA e saboreiam um suculento CHURRASCO, no CTG MONJOLO VELHO, de Sede Nova-RS.




À tarde, todos prestigiam diversas apresentações artísticas, Danças Tradicionalistas apresentadas pela Invernada Artística do CTG Monjolo Velho, declamações e músicas gauchescas apresentadas pelos alunos da Escola Raimundo Almeida Dener e Gabriel Engeroff e João Heming.
Invernada Artística do CTG Monjolo Velho

RECEBIMENTO DA CHAMA CRIOULA E DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Chegada dos cavalarianos com a Chama Crioula.

A escola constitui-se um ambiente propício para o desenvolvimento social, cultural e intelectual de nossas crianças e jovens. Nesse sentido, a cultura gaúcha, marca da identidade rio-grandense precisa ser resgatada e valorizada cada vez mais por todos gaúchos.  Pensando nisso, a Escola Raimundo Almeida dando continuidade ao Projeto “Nossas Raízes”, promove o segundo Dia da Família na Escola e recebe com grande orgulho a Chama Crioula conduzida pela patronagem e cavalarianos do CTG Monjolo Velho, de Sede Nova.
Na oportunidade, a diretora professora Helena Meller após receber a Chama Crioula acendeu o candeeiro que permaneceria na escola, bem como enfatizou que “a Chama Crioula representa a história, a tradição, a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo de pouco mais de três séculos. Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham, de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser”.
A escola sentiu-se valorizada pela presença dos pais, alunos, professoras, funcionários, bem como peões, prendas, patronagem, cavalarianos do CTG Monjolo Velho e comunidade em geral.
As comemorações relativas à Semana Farroupilha, ficaram grandemente enriquecidas com as apresentações realizadas pelos alunos em dois momentos. Primeiramente, foi prestada uma singela homenagem aos pais com a dramatização “Pai: você sabe o quanto te amo?”, pelos alunos Anderson e Théo, representando os Anos iniciais e o Ensino Médio. A aluna Débora Lopes declamou uma bonita poesia e o aluno Dener Engeroff cantou a música “Tributos ao meu pai”, representando os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para finalizar, cada aluno entregou ao seu pai um chaveiro de lembrança, enquanto ouviam a música Pilares, de Miro Saldanha.
Num segundo momento, passou-se às apresentações artísticas, representando a cultura gaúcha vivenciada na escola, com apresentações de músicas gaúchas, declamações e danças tradicionalistas.

Para encerramento com chave de ouro foi servido um carreteiro a todos os presentes.

Mais uma vez, a Escola Raimundo Almeida vivencia a essência do tradicionalismo e oportuniza aos seus alunos um maior conhecimento do mesmo, pois como afirma Odilon Gomes de Oliveira “Gauchismo é cerne, é essência, está no interior de cada um e mede, exatamente, o tamanho do conhecimento que dele temos e o amor que lhe dedicamos”.
Diretora Professora Helena Meller recebe a Chama crioula e acendeo o candeeiro que permanecerá na escola

Alunos Anderson e Théo homenageiam aos Pais com a dramatização "Pai, você sabe o quanto eu te amo?".

Alunos apresentam danças tradicionalistas.


Professora Luciane Sippert registra o seu amor pelas tradições gaúchas e coordena as apresentações 

Grande público prestigia as atividades

Dener Engeroff, João Heming e Cleberson Heming cantam músicas gaúchas animando o público presente

Alunos aprendem a fazer diferentes tipos de Chimarrão

No dia 14 de setembro de 2011, os alunos Gabriel Frizzo e Viviane Ritter, representantes do Grêmio Estudantil, do Instituto Estadual de Educação Maria Cristina de Humaitá, que participaram da Escola do chimarrão, em Três Passos, socializam com os alunos de nossa escola a História da Erva-mate, as características e os benefícios, bem como algumas diferentes possibilidades de sevar o gostoso chimarrão gaúcho, que podem ser observadas nas imagens que seguem:
Formigueiro

Toca de Tatu

Gaúcho Macho

Adicionar legenda

A ponte

China pobre

Primavera


Apaixonado



Invertido

Prego

A ponte invertido





















Abertura da Semana Farroupilha na Escola

Alunos, professores e funcionários cantam o Hino Rio-grandense
No dia 13 de setembro de 2011, na abertura da Semana Farroupilha, a Escola Raimundo Almeida, de Sede Nova, lançou o projeto “Nossas raízes”, proporcionando a comunidade escolar atividades diversas (práticas, teóricas, recreativas e culturais) com a possibilidade de conhecer e reviver a história, a cultura e as tradições do RS. Durante a mesma, os alunos professores e funcionários tiveram a oportunidade de tomar conhecimento do referido projeto, ouvir e trocar experiências, numa roda de conversa sobre tradição e tradicionalismo, com a professora Luciane Sippert, bem como prestigiaram a apresentação de músicas gaúchas pelos alunos da escola, João Heming, Dener e Gabriel Engeroff.
Professora Luciane Sippert palestrando sobre "Tradição, Cultura e Tradicionalismo".
Alunos Dener e Gabril Engeroff cantam músicas representativas da Cultura Gaúcha