terça-feira, 20 de setembro de 2011

RECEBIMENTO DA CHAMA CRIOULA E DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Chegada dos cavalarianos com a Chama Crioula.

A escola constitui-se um ambiente propício para o desenvolvimento social, cultural e intelectual de nossas crianças e jovens. Nesse sentido, a cultura gaúcha, marca da identidade rio-grandense precisa ser resgatada e valorizada cada vez mais por todos gaúchos.  Pensando nisso, a Escola Raimundo Almeida dando continuidade ao Projeto “Nossas Raízes”, promove o segundo Dia da Família na Escola e recebe com grande orgulho a Chama Crioula conduzida pela patronagem e cavalarianos do CTG Monjolo Velho, de Sede Nova.
Na oportunidade, a diretora professora Helena Meller após receber a Chama Crioula acendeu o candeeiro que permaneceria na escola, bem como enfatizou que “a Chama Crioula representa a história, a tradição, a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo de pouco mais de três séculos. Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham, de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser”.
A escola sentiu-se valorizada pela presença dos pais, alunos, professoras, funcionários, bem como peões, prendas, patronagem, cavalarianos do CTG Monjolo Velho e comunidade em geral.
As comemorações relativas à Semana Farroupilha, ficaram grandemente enriquecidas com as apresentações realizadas pelos alunos em dois momentos. Primeiramente, foi prestada uma singela homenagem aos pais com a dramatização “Pai: você sabe o quanto te amo?”, pelos alunos Anderson e Théo, representando os Anos iniciais e o Ensino Médio. A aluna Débora Lopes declamou uma bonita poesia e o aluno Dener Engeroff cantou a música “Tributos ao meu pai”, representando os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para finalizar, cada aluno entregou ao seu pai um chaveiro de lembrança, enquanto ouviam a música Pilares, de Miro Saldanha.
Num segundo momento, passou-se às apresentações artísticas, representando a cultura gaúcha vivenciada na escola, com apresentações de músicas gaúchas, declamações e danças tradicionalistas.

Para encerramento com chave de ouro foi servido um carreteiro a todos os presentes.

Mais uma vez, a Escola Raimundo Almeida vivencia a essência do tradicionalismo e oportuniza aos seus alunos um maior conhecimento do mesmo, pois como afirma Odilon Gomes de Oliveira “Gauchismo é cerne, é essência, está no interior de cada um e mede, exatamente, o tamanho do conhecimento que dele temos e o amor que lhe dedicamos”.
Diretora Professora Helena Meller recebe a Chama crioula e acendeo o candeeiro que permanecerá na escola

Alunos Anderson e Théo homenageiam aos Pais com a dramatização "Pai, você sabe o quanto eu te amo?".

Alunos apresentam danças tradicionalistas.


Professora Luciane Sippert registra o seu amor pelas tradições gaúchas e coordena as apresentações 

Grande público prestigia as atividades

Dener Engeroff, João Heming e Cleberson Heming cantam músicas gaúchas animando o público presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário