É com muita alegria e satisfação que a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida recebeu os alunos e seus familiares, professores, funcionários, peões, prendas, cavalarianos e patronagem do CTG Monjolo Velho, bem como membros a comunidade, para junto com os Festejos Farroupilhas comemorar o Dia da Família na escola, no dia 17 de setembro de 2012.
O tema da Semana Farroupilha deste ano é “Nossas Riquezas”, com o objetivo de resgatar e vivenciar a nossa cultura gaúcha para que possamos construir nossa identidade, bem como despertar o interesse pelo estudo e divulgação das riquezas de nosso Estado, que são elas:
1. A FAUNA
2. A FLORA
3.A ÁGUA
4. A AGRICULTURA
5. A INDÚSTRIA
6. O COMÉRCIO
7. A PRODUÇÃO DE ENERGIA
8. EXTRATIVISMO
9. CULTURA
As comemorações relativas à Semana Farroupilha, ficarão grandemente enriquecidas a partir do momento que a sociedade começar a conhecer e valorizar cada vez mais as riquezas do nosso Estado. Para aquecer ainda mais o respeito, admiração e cultivo das tradições gaúchas o CTG – Monjolo Velho trouxe até a Escola Raimundo Almeida uma centelha da Chama Crioula.
Diretora Helena Meller acendendo o Candeeiro Farroupilha com a Chama Crioula |
O simbolismo do fogo é universal, encerra em si o poder e a força. Assim como na Semana da Pátria, também na Semana Farroupilha temos um fogo simbólico, a "Chama Crioula", aliás, esta tem origem primeira naquela: foi em 1947 que, pela vez primeira, ardeu um candeeiro crioulo. A "Chama Crioula" representa a história, a tradição, a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo de pouco mais de três séculos. Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham, de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser. Frente à chama nossa postura é de reverência e de compenetração cívica.
A Diretora Helena Meller sente-se imensamente feliz por contar com grande número de pais e alunos presentes durante as festividades da Semana Farroupilha promovidas pela escola e reafirma por meio das palavras de Odilon Gomes de Oliveira “Gauchismo é cerne, é essência, está no interior de cada um e mede, exatamente, o tamanho do conhecimento que dele temos e o amor que lhe dedicamos”.
As danças gaúchas também marcaram presença nas Festividades, coordenados pela professora Vânia, os alunos apresentaram:
-Abertura Música "Vento, Cavalo, peão"
-Chote inglês-Chote Carreirinha
-Saída Música "Rio Uruguai"
Os alunos Marcos e Vitor também cantam a música “Coro de boi”, que retrata a importância de valorizar os pais, pois um dia todos também ficarão velhos e dependerão dos outros.
Na oportunidade, o Patrão do CTG Monjolo Velho, Senhor Adelar Ribeiroapresenta uma bonita poesia.
A
escola constitui-se um ambiente propício para o desenvolvimento social,
cultural e intelectual de nossas crianças e jovens, assim, temos o dever de
proporcionar as mesmas condições necessárias para que se desenvolvam
integralmente. Além disso, a cultura do povo gaúcho tem como costume a
valorização dos antepassados, bem como da família. Assim, a escola agradece a
todos os pais que tem sido parceiros na educação de seus filhos, bem como aos
cavalarianos que não mediram esforços para trazer uma centelha da Chama Crioula
até a escola.
Os presentes também tiveram a oportunidade de assistir ao filme “Tropeiro Velho” e saborear um gostoso carreteiro de tacho, relembrando os usos e costumes do gaúcho.
Após as festividades os alunos
recolheram-se para pernoitar na escola, sendo realizado neste ano o 1º Acampamento
Crioulo na Escola.
Foi uma noite inesquecível...
Nenhum comentário:
Postar um comentário