domingo, 23 de setembro de 2012

SEMANA FARROUPILHA NA ESCOLA RAIMUNDO ALMEIDA 2012


 


 


TEMA: "Nossas Riquezas"

1 – IDENTIFICAÇÃO:


Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida – Sede Nova.

Período: 7 a 20 de setembro de 2011.

Coordenação: Área de Estudos Sociais e Coordenação Pedagógica

Público Alvo: Todos os alunos da Escola e Comunidade.

Foco: O Resgate da Cultura Gaúcha, com ênfase nas nossas riquezas.

 

2 – OBJETIVO:

   Proporcionar a comunidade escolar a oportunidade de realizar atividades diversas (práticas, teóricas, recreativas e culturais) com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo e divulgação das riquezas do Rio Grande do Sul, favorecendo a compreensão da geografia, da história e do potencial econômico e cultural que o uso das “riquezas” possibilita.

 

3 – JUSTIFICATIVA:

   O presente projeto justifica-se a partir das seguintes considerações:

-    Sentimos a necessidade de resgatar e vivenciar a nossa cultura gaúcha para que possamos construir nossa identidade, bem como despertar o interesse pelo estudo e divulgação das riquezas do nosso Estado.

-    A função do folclore nas escolas é resgatar a identidade do aluno, da sua família, do seu povo, através do artesanato, costumes, hábitos, etc. Neste ano, pretende-se dar destaque às nossas riquezas naturais e culturais.

-    Para conquistarmos nossa independência é fundamental que tenhamos conhecimento da nossa história e de nossa identidade, para que possamos nos posicionar frente a realidade de forma crítica e participativa.

-    No mês de setembro comemora-se a Semana Farroupilha e a Semana da Pátria, oportunizando um clima favorável na escola para o desenvolvimento do projeto.

 

4 – ATIVIDADES:

-    Dentro dos diferentes componentes curriculares, realizar atividades de pesquisa, estudo, composição, artes plásticas, expressão corporal, culinária e integração comunitária dentro dos sub-temas:

 
1.  FAUNA
               Para fins de estudo da fauna, podemos dividi-la entre animais nativos e animais trazidos de outras partes do mundo. Assim também podemos classificar os animais em três grandes grupos (sem preocupação com as classificações científicas): as aves, os peixes e os animais “terrestres”. Para os Festejos Farroupilhas, sugerimos que cada região do Estado dê destaque aos animais nativos mais presentes no ambiente natural, especialmente aquelas espécies que correm risco de extinção.
2.FLORA
               Em cada canto um encanto de beleza da flora rio-grandense, colorida ou verde, rasteira ou de grande porte. As flores com sua beleza e romantismo, que são simbologias locais, bem como a flor símbolo do estado; as árvores que produzem frutos ou simplesmente abrigam e nos dão sombra. A erva mate (Ilex paraguariensis) quer nos possibilita o preparo do o chimarrão; o Umbú com sua sombra acolhedora; as araucárias características dos campos de cima de serra; as gramíneas que deram condições à expansão da pecuária; os angicos, guajuviras e aroeiras com as quais foram feitos os palanques para os alambrados; as pitangueiras e cerejeiras e seus frutos maravilhosos. .
3.ÁGUA
               A rede de drenagem compreende rios que pertencem à bacia do Uruguai e rios que correm para o Atlântico. Os rios Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí, Guaíba e dos Sinos, entre outros, são razoavelmente aproveitados para a navegação. A água que mata a sede, que irriga as plantações, que possibilita a navegação, que serve de habitat aos peixes, é a mesma que forma cascatas, que move moinhos e turbinas das usinas hidreletricas. Podemos destacar as águas doces internas (rios, lagos, córregos, vertentes) como podemos destacar a água salgada do mar que banha a nossa costa.
4. A AGRICULTURA
               Os nativos plantavam e produziam alimentos (feijão, aipim, batatas, milho). Os açorianos trouxeram o trigo, os imigrantes as videiras e as hortaliças. O trabalho, geralmente anônimo, transformou nosso Estado num dos maiores produtores de grãos do País. A agricultura fornece a maior parte dos alimentos consumidos pela população. Destacar essa atividade, estudar a história da produção agrícola, relembrar os primeiros instrumentos de trabalho e sua evolução, será uma tarefa, alem de prazerosa, também uma forma de homenagem aos homens e mulheres que chamamos “colonos”. Cada município ou cada região destacará e valorizará os produtos mais importantes, desde as hortaliças até o soja, passando pela maça, pelos cítricos, pelo milho ou pela bananeiras.
5. A INDÚSTRIA
               Com a chegada dos imigrantes alemães (e o incremento dos imigrantes italianos, pouco mais tarde) surgem as industrias familiares que foram crescendo e favorecendo e o desenvolvimento industrial marcante no Rio Grande do Sul. As indústrias coureiro-calçadista, metalúrgica, moveleira, química, cerâmica, do vestuário, etc. serão destacadas segundo o que melhor representar essa riqueza para o município. Podemos destacar a evolução, seja tecnológica, seja de processos de produção, valorizando o trabalho do homem e sua engenhosidade.  .
6. O COMÉRCIO
               As trocas ou a comercialização de produtos, a atividade marcante dos mascates, as primeiras casas de comercio, os armazéns, bem como as formas históricas de pagamento merecem ser estudadas. O comércio interno e externo (exportação), como fator produtor de riqueza. Percorrer o caminho entre os primeiros comércios de “secos e molhados” até o comércio realizado pela internet, será um exercício de valorização da nossa história e da nossa gente.
7. A PRODUÇÃO DE ENERGIA
               Fator fundamental para o desenvolvimento das sociedades. A produção energética, representada pelas hidrelétricas, termelétricas (o carvão), parques eólicos, além da transformação do petróleo em combustível, é uma das nossas riquezas. A energia que ilumina nossas casa e ruas, que permite o funcionamento das indústrias, que traz confortos ao homem é a mesma que garante o funcionamentos dos hospitais e o transporte moderno.
8. EXTRATIVISMO
               A atividade de extração de riqueza, especialmente do subsolo, mesmo que não tenha sido uma atividade econômica fundamental do nosso Estado, merece ser valorizada e destacada. O carvão que move as termelétricas, a areia como elemento fundamental da construção civil, as pedras preciosas ou semipreciosas ou a argila com que são produzidas telhas e tijolos, o calcário utilizado na agricultura, são, atualmente, riquezas importantes. Cada região identificará os produtos que mais caracterizem a atividade extrativa e poderá destacar os cuidados a preservação e recuperação das áreas nas quais essa atividade é desenvolvida.
9. CULTURA
               O valor da cultura para a sociedade gaúcha, pode não ser monetário, mas tem grande importância para a fixação da identidade regional. Valorizar a cultura típica, manifestada pelas mais variadas formas (música, dança, literatura, usos e costumes, indumentária, etc.) é uma forma de fortalecer o caráter espiritual e a auto-estima da sociedade. Sob o ponto de vista econômico, a cultura tem sido importante para o desenvolvimento do turismo, especialmente o interno (observa-se  o caso dos rodeios). Festividades, como os Festejos Farroupilhas, baseados na cultura e na história regionais, tem sido importantes e movimentam um volume significativo de recursos.
 

CRONOGRAMA:

 

DATA
ATIVIDADES
09/09
(domingo)
11:00 h - RECEBIMENTO DA CHAMA CRIOULA NO CTG MONJOLO VELHO
11/09 – 13:30
REUNIÃO COM A EQUIPE DA CRE NA ESCOLA.
 
16/09
 
10:00 h - MISSA CRIOULA E ALMOÇO A CARGO DA ESCOLA E CTG.
17/09
DIA DA FAMILIA NA ESCOLA.
- MANHÃ AULA NORMAL.
- TARDE ORGANIZAÇÃO DOS ACAMPAMENTOS, ORGANIZAÇÃO DO CARRETEIRO DE TACHO, ORGANIZAÇÃO DO LOCAL DAS APRESENTAÇÕES.
NOITE:
19:30 – RECEPÇÃO DA CHAMA CRIOULA TRAZIDA PELOS CAVALARIANOS DO CTG
- APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
- FILME TROPEIRO VELHO
- JANTAR
- ORGANIZAÇÃO PARA DORMIR.
18/09
 
 
 
8:30 - CAFÉ DA MANHÃ
9:00 - SEMINÁRIO COM A PRESENTAÇÕES DOS TEMAS DA SEMANA FARROUPILHA
12:00 -  ALMOÇO
13:10 - INÍCIO DA GINCANA
17:30 -  RETORNO PARA SUAS CASAS.
19/09
TURNO TARDE. 14:00 - TEATRO NO SALÃO MULTIUSO – LENDAS DO SUL COM O GRUPO VEM CÁ ME VER DE TENENTE PORTELA.
15:30 - MATEADA NA PRAÇA BORGES DE MEDEIROS.
17:00 - ENCERRAMENTO
Durante o mês de setembro
-       Montar uma exposição sobre a cultura gaúcha no saguão da escola, com objetos e fotos relacionadas ao tradicionalismo que permanecerá durante o mês de setembro. (Responsáveis alunos e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental).
-       Conhecer a literatura gaúcha, os poetas e cantores.
-       Pesquisa de lendas, mitos, causos, poesias, vocabulário, trovas, cozinha campeira, adivinhações, diferenças culturais, cartões com motivos gaúchos.
-       Exposição dos trabalhos realizados no saguão e no rancho.
-       Divulgação das atividades no blog da escola para divulgação das atividades realizadas durante este projeto.
 

 

Responsáveis pelo Seminário Temático:

 

Coordenação: Professora Luciane Sippert

 

ATIVIDADES/TEMÁTICAS
APRESENTAÇÃO DIA 18.09.2012
SÉRIES
PROFESSOR
RESPONSÁVEL
1.    FAUNA
 
 
2º Ano A
 
Elis Regina
2.FLORA
 
3.ÁGUA
 
Anos Iniciais
Professoras dos Anos iniciais
4. A AGRICULTURA
 
6ª série
Rosane e Janice
5. A INDÚSTRIA
 
1º Ano A e 1º Ano B
Rosangela e Antônia
6. O COMÉRCIO
 
8ª Série
Lisandra
7. A PRODUÇÃO DE ENERGIA
 
3º ano A
Micheli
8. EXTRATIVISMO
 
6º ano
Diolaine
9. CULTURA
7ª Série
Vânia

 

 

5 – RECURSOS:

 

HUMANOS:

-    Professores, funcionários, alunos, CTG - Monjolo Velho,  etc.

 

MATERIAIS:

-    Biblioteca.

-    CTG – Monjolo Velho

-    Filmadora, fitas, computador, internet, máquina fotográfica.

-    TV e vídeo.

-    Materiais de uso comum (lápis, cola, papel colorido, tinta, etc.)

-    Apetrechos para chimarrão.

-    Apetrechos de cozinha, etc.

 

6 – AVALIAÇÃO:

-    Os alunos serão avaliados pelas atividades realizadas, pela disponibilidade e participação ao longo do desenvolvimento do projeto, sendo pontuado nas diferentes disciplinas como uma das notas do III trimestre.

-    O projeto será avaliado pelos professores após a conclusão do mesmo com base na motivação e desempenho dos alunos, professores e comunidade em geral.

              

 

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